A exemplo de Vargem Grande, vereadores de Cotia propõem tarifa zero

Proposta para gratuidade no transporte público foi feita na sessão desta terça-feira (20) na câmara municipal; Cotia tem uma das tarifas mais caras da Grande SP

Ônibus municipais de Vargem Grande Paulista com tarifa zero. Foto: Reprodução

No Brasil, 74 cidades já aderiram ao modelo de tarifa zero no transporte público. Uma delas é Vargem Grande Paulista. O assunto, inclusive, foi abordado no podcast Bom Papo e Cia com o prefeito da cidade, Josué Ramos, no mês passado [VEJA ABAIXO].

Josué explicou detalhadamente como o programa foi implantando no município e de onde vem os recursos para financiá-lo. Disse ainda que a tarifa zero é possível “em qualquer cidade, de qualquer tamanho”.


Na sessão da Câmara de Cotia desta terça-feira (20), os vereadores propuseram a gratuidade no transporte público municipal, cuja tarifa, hoje, é de R$ 5,30 - uma das mais caras da Grande SP. A solicitação foi feita para que a Prefeitura, através dos órgãos competentes, “realize estudos urgentes visando a implantação do projeto” - VEJA AQUI A INDICAÇÃO NA ÍNTEGRA

A sugestão é de autoria do vereador Sérgio Folha (PV) e foi ratificada pelos demais parlamentares, que assinaram a proposta em conjunto.

"Os benefícios sociais são imensos, como proporcionar à população mais carente meios de transporte para comparecer a consultas médicas, procurar emprego, ir e voltar do trabalho ou à escola. O universo é vastíssimo, sempre beneficiando o munícipe", afirma o texto.

Uma das possibilidades apontadas pelos parlamentares é que a isenção da tarifa seja implantada gradualmente, com a adoção em parte do sistema, para um grupo específico de usuários ou apenas em determinados dias, como já acontece aos domingos em diversas cidades.

Procurada pelo Cotia e Cia, a Prefeitura informou que recebeu a indicação da tarifa zero nesta terça-feira (21) e encaminhou para o departamento responsável para que seja feita uma análise das possibilidades de aplicabilidade do programa, "levando em consideração as condições financeiras e orçamentárias do município". "Tão logo se tenha o resultado, será enviada uma devolutiva para a Câmara Municipal", disse.

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 17H05 DO DIA 21/06/2023 COM A NOTA DA PREFEITURA DE COTIA). 
Postagem Anterior Próxima Postagem