Trabalhadores enfrentam atrasos e superlotação no 1º dia sem micro-ônibus

Retirada das vans da RTO acabou afetando usuários do transporte público intermunicipal, que começam a enfrentar problemas ainda maiores

Terminal Morumbi na noite desta segunda-feira (22)

Por Neto Rossi

Os micro-ônibus que atendiam pela Reserva Técnica Operacional (RTO) deixaram de circular desde essa segunda-feira (22). Isso ocorreu devido a um processo jurídico encabeçado pelo Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT), formado por 45 empresas de ônibus que operam em 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (leia mais sobre o assunto aqui).

Com isso, usuários de linhas intermunicipais que utilizavam as vans da RTO - que supria uma boa parte da demanda desses itinerários - sentiram na pele o problema no dia de ontem. Sem os veículos alternativos, os ônibus ficaram ainda mais lotados e as filas de espera ainda mais demoradas.

“Geralmente, eu pegava as vans por volta das 5h30 e chegava 6h40 no trabalho. Agora, o tempo dobrou, porque os ônibus demoram mais. Peguei ontem um ônibus quase às 6h e cheguei no trabalho às 7h30”, relata Vitória, usuária da linha 035, que liga Cotia até o Metrô Butantã (veja o que diz a EMTU no final da reportagem). 

Na hora de voltar para casa, o mesmo transtorno. Segundo ela, foram formadas quatro filas no Terminal Butantã para embarcar no ônibus para Cotia, fato que acabou gerando tumulto e até briga.

“O fiscal que fica nesse horário abriu o ônibus do fundo e começou a liberar para as outras pessoas que estavam no final da fila. Aí começou uma briga imensa, o fiscal mesmo entrou no ônibus e foi embora, deixando as pessoas lá esperando.”

A retirada dos micro-ônibus também afetou usuários da linha 297, que liga Caucaia do Alto até o Metrô Morumbi. O transtorno maior nesta segunda-feira (22) foi na hora de voltar para casa, com ônibus atrasado e mais lotado do que o normal.

De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), haveria um reforço na operação de ônibus regulares devido à retirada da RTO, mas não foi bem isso que relataram os passageiros.

“Eles [EMTU] não colocaram mais ônibus. O ônibus que chegava às 17h30, chegou 18h. O que a gente pega é 19h30 e saiu de lá [do Morumbi] às 20h. Não colocaram mais ônibus no horário da tarde pra noite”, afirma Mônica Camargo Cabral, moradora de Caucaia. “Eu chegava em casa às 19h30 / 20h. Ontem, cheguei quase às 22h”, complementa.

O QUE DIZ A EMTU 

Procurada, a EMTU informou que não houve redução na oferta de lugares. Disse que as linhas 297 e 035 estão operando com mais 12 ônibus convencionais colocados em circulação em substituição aos micro-ônibus. 

"Houve acréscimo de 28 viagens na linha 035 e aumento de 16 partidas na linha 297. A EMTU monitora a operação com equipes de fiscalização e fará ajustes, caso seja observada lotação acima do permitido", disse.  

Em monitoramento realizado na manhã desta terça-feira (23), a empresa informou que todas as partidas programadas para as duas linhas foram realizadas. Outros acompanhamentos estão programados no dia de hoje e no decorrer dos próximos dias nos terminais Butantã Morumbi e Vila Sônia.

"Ressaltamos que o deslocamento também pode ser feito pelo sistema integrado, partindo de Cotia, embarcando na linha 351 Cotia (Caucaia do Alto) - Cotia (TM Cotia) e realizando integração com a linha 396 Cotia (TM Cotia) - SP (Butantã). Outra opção é a integração utilizando a linha 256 Cotia (Caucaia do Alto) - Cotia (Portão). A tarifa integrada é a mesma da linha 297", completou em nota a EMTU. 

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 15H40 DO DIA 23/05/2023 COM A NOTA DA EMTU) 
Postagem Anterior Próxima Postagem