Programa de intercâmbio de animais entre bioparques e zoológicos é uma ação fundamental para a preservação das espécies ameaçadas de extinção; veja a reportagem
Foto: Divulgação/Vale |
De acordo com a publicação, apesar da distância percorrida, a onça ainda deve esperar alguns dias até estar apta para conhecer Clô, pois, passará por um período de quarentena.
"O programa de intercâmbio de animais entre bioparques e zoológicos é uma ação fundamental para a preservação das espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada. Para que a reprodução ocorra, é preciso que os animais estejam em um ambiente adequado e sem estresse, além de terem afinidade. Todo o processo de pareamento é acompanhado por biólogos e veterinários do zoológico. A gestação das onças dura de 90 a 110 dias, e normalmente, uma onça dá à luz a um ou dois filhotes", diz o jornal.
Ainda de acordo com o site, a onça Rudá completou um ano de vida em fevereiro deste ano e recebeu todos os cuidados da sua mãe até o desmame, que aconteceu com seis meses de vida. Desde então, ficou com a mãe e sua irmã, até o dia do embarque aéreo para conhecer a nova pretendente. Clô tem um ano e seis meses e está no Animália Park desde outubro de 2021, vinda do Refúgio Biológico Bela Vista - Itaipú Binacional.
A viagem até Cotia foi realizada pela GOL, maior Companhia aérea do País, em um voo de quase 10 horas, com escala em Confins (CNF). "O animal viajou seguro dentro de um caixa especial para o transporte e, chegando ao parque, irá passar por um período de adaptação ao novo ambiente que inclui um tempo para se acostumar à nova temperatura, à equipe de cuidadores, aos cheiros e às características da nova casa."