Anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues, durante reunião na Câmara para tratar sobre violência nas escolas; saiba mais
Projeto Educando. Foto: Prefeitura de Cotia |
O secretário de Segurança Pública de Cotia, Almir Rodrigues, anunciou que a Guarda Civil Municipal (GCM) retomará o Projeto Educando. O curso, que foi suspenso durante a pandemia, é aplicado dentro de escolas municipais com material didático de prevenção às drogas e à violência. Em 2019, segundo a prefeitura, o projeto formou 2.500 alunos. O curso foi aplicado durante o horário de aula, uma vez por semana.
O anúncio foi feito na segunda-feira (17), durante reunião da Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre a Violência nas Escolas. No encontro, que ocorreu na Câmara de Cotia, os parlamentares destacaram algumas ações de prevenção, como os totens de segurança instalados em todas as escolas municipais e o reforço no patrulhamento da GCM nas áreas escolares.
Conforme destacou o vereador Sérgio Folha (PV), presidente da Comissão, o grupo foi criado preventivamente, já que Cotia não registrou nenhum caso de atentados nas escolas. “As equipes de inteligência da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal não detectaram indícios de ataque, mas todo o efetivo está atento a qualquer anormalidade”, disse.
Entre os presentes, foi consenso a necessidade de união entre diversos setores da sociedade para combater o problema. "Profissionais de segurança pública, Prefeitura, Estado, sociedade civil organizada e nossas famílias: só assim, com um trabalho conjunto entre todos nós, conseguiremos ter a certeza de que nossas crianças estão seguras no ambiente escolar", afirmou Almir Rodrigues.