Comerciantes relatam queda de até 60% do faturamento após mudança viária na Granja

Em reunião com representantes do poder público, grupo de comerciantes pediu o fim imediato do teste viário na rua José Felix e na Av. São Camilo; veja a reportagem

Reunião aconteceu nessa terça-feira (28). Foto: Divulgação

Um grupo formado por empreendedores e empresários da região da Granja Viana, em Cotia, se reuniu na terça-feira (28) com o secretário de Indústria e Comércio, Fernando Jão, e o secretário de Transportes e Mobilidade (Setran), Joaquim Brechó. No encontro, eles relataram os impactos negativos causados pelo teste de mudança viária na rua José Felix e na Av. São Camilo, que deve seguir até esta sexta-feira (31).


Durante o encontro, os representantes do comércio apontaram até 60% de queda do faturamento desde o início da operação. Os dados foram apresentados pelos gestores presentes e foram baseados em informações de cada negócio. 

Segundo os comerciantes, a Secretaria de Indústria e Comércio considerou oficial o posicionamento com relação ao teste e o comitê se comprometeu em levantar o maior número de dados possíveis, para que a análise geral seja baseada em números concretos.

Para Nilo Valverde, proprietário da Sodiê Doces, este foi um passo importante para o comércio e para o bairro. Segundo ele, ficou claro que o poder público precisa entender e analisar o impacto negativo que os testes geraram para os negócios.

“A reunião foi muito produtiva, pois deixamos claro a necessidade de parar o teste de forma imediata, pois a maioria dos empreendedores não tem fôlego financeiro para manter seus negócios de forma sustentável. E acreditamos que o poder público vai entender e acatar nosso pedido”, afirma.

O comitê preparou um formulário onde lojistas, empreendedores, donos de consultórios, salão de beleza, centros comerciais, pequenos negócios, entre outros do segmento inseriram os dados sobre a queda. Esses dados, segundo o grupo, foram compilados e enviados ao secretário Fernando Jão nesta quarta-feira (29).

O QUE MUDOU

Desde o dia 20 de março, a rua José Félix de Oliveira e a avenida São Camilo, na Granja Viana, vem passando por um teste de mobilidade, onde foi implementado sentido único nas duas vias.


Em carta, os comerciantes destacaram que a prefeitura deve buscar soluções que gerem o menor impacto possível na vida dos trabalhadores e moradores da região.

É importante ressaltar que o problema de mobilidade na Granja Viana e na rodovia Raposo Tavares impacta todas as pessoas que moram, trabalham, estudam ou precisam transitar pela região. No entanto, é preciso buscar soluções que gerem o menor impacto possível, pois sabemos que mudanças causam desgastes, mas não podem impactar de forma negativa o dia a dia da cidade
Postagem Anterior Próxima Postagem