Câmara de Cotia realiza 1ª sessão de 2023 com posse da nova Mesa Diretora

Sessão teve a presença do prefeito Rogério Franco, da vice Ângela Maluf e do ex-prefeito Carlão Camargo

(da esquerda p/ direita): Celso Itiki, Professor Osmar, Marcinho Prates e Edson Silva, integrantes da nova Mesa Diretora. Foto: Câmara de Cotia

Por Daniel Harzer e Neto Rossi

A Câmara Municipal de Cotia realizou, nesta terça-feira (7), a 1ª sessão solene de 2023, após 45 dias de férias. Também foi realizada a posse da nova Mesa Diretora do biênio 2023-2024. Além dos 15 vereadores, participaram da sessão o prefeito Rogério Franco, a vice-prefeita Ângela Maluf, o ex-prefeito Carlão Camargo e demais secretários municipais.

Eleita durante a 14ª Sessão Ordinária de 2022, a atual Mesa Diretora da Câmara Municipal tem como presidente o vereador Marcinho Prates (SD), Celso Itiki (PSD) como 1º Secretário, Edson Silva (Repub) 2º Secretário e Professor Osmar (Podemos) como Vice-presidente. A gestão iniciou em 1º de janeiro de 2023 e se estende até 31 de dezembro de 2024.


“Agradeço aos companheiros que estiveram comigo nesta batalha para chegarmos hoje a este momento de presidência da Câmara. Agradeço a todos os colaboradores da Câmara. A cidade ganha quando se tem uma Câmara unida, tem união com o prefeito e trabalhamos pela população”, disse o novo presidente, Marcinho Prates. “Aqui a gente discute para que as coisas aconteçam da melhor forma para a população”, completou.


“[na ocasião] falei com o [presidente] Lula por telefone, ele pediu para reunirmos os consórcios da região e criarmos um conselho. Por meio deste conselho, o governo federal vai desburocratizar as ações em favor dos municípios”, destacou.

O QUE FAZ UMA MESA DIRETORA?

A atribuição da Mesa Diretora é dirigir os trabalhos legislativos e auxiliar no que lhe for delegado nos serviços administrativos da Câmara Municipal. A mesa é composta pelo presidente, o vice-presidente, 1º e 2º secretário. O mandato dos membros da Mesa é de dois anos.

Os dirigentes ocupam papel central nas Sessões, já que coordenam os trabalhos, além de expedir Atos, Portarias e propor Projetos de Lei relativos à administração da Casa.

Em Cotia, a Mesa Diretora é composta por presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. Veja abaixo a função de cada um.

Presidente – Representa a Câmara nas suas relações externas, cabendo-lhe as funções administrativas e diretivas de todas as atividades internas.

Vice-Presidente - Substitue o presidente em sua ausência na sessão e em caso que o Presidente lhe transmitir o exercício do cargo por estar impedido ou licenciado.

Secretários - Auxiliam os trabalhos legislativos de direção da Câmara apoiando a execução de procedimentos de registros de atas, votações, frequência de vereadores às sessões, assim como encerrar o referido livro ao final da sessão.

 

 

 

  



Postagem Anterior Próxima Postagem