Abaixo-assinado solicitando a permanência da 4ª Cia no distrito conta com mais de 1,4 mil assinaturas; veja o que disse a PM e a Prefeitura de Cotia
Foto: Arquivo Cotia e Cia |
Reportagem: Rudney Oliveira e Neto Rossi
A 4ª Companhia (Cia) do 33º Batalhão da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo foi transferida do distrito de Caucaia do Alto para o município de Vargem Grande Paulista (VGP). Com isso, moradores de Caucaia temem que a mudança pode acarretar na falta de policiamento e consequentemente, no aumento da criminalidade.
Um abaixo-assinado, com mais de 1,4 mil assinaturas até manhã deste sábado (4), foi lançado na internet. O documento solicita à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) a permanência da 4°Cia em Caucaia do Alto, “que há anos presta excelente serviço à comunidade, agiliza o atendimento às ocorrências no âmbito rural, traz mais tranquilidade à população e não permite que os índices de criminalidade aumentem”.
Além disso, o abaixo-assinado ainda questiona a relação de número de habitantes, já que Caucaia do Alto segundo estimativa da prefeitura de Cotia tem 80 mil moradores, já Vargem Grande Paulista segundo o prévia do senso 2022 realizado pelo IBGE tem cerca de 53 mil. “Estes números justificam a necessidade de a 4°Cia da Polícia Militar continuar em Caucaia do Alto”, cita o abaixo-assinado (LEIA AQUI).
O QUE DIZ A POLÍCIA MILITAR
Procurada pelo Cotia e Cia, a PM explicou que o motivo da transferência se deu em razão “da otimização e readequação da gestão operacional da área de Caucaia do Alto (Cotia) e Vargem Grande Paulista, bem como a anuência e o deferimento das autoridades dos poderes executivos dos municípios de Cotia e Vargem Grande Paulista”.
“A prefeitura de Vargem Grande Paulista construiu instalações adequadas para a Polícia Militar que desde 25 de agosto de 2022 foi inaugurada e transferida a sede administrativa da 4ª Companhia de Polícia Militar do 33º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano”, diz a nota.
Ainda de acordo com a PM, a gestão operacional da região de Caucaia do Alto, por estar dentro da normalidade, não trará nenhum prejuízo. “Haja vista que Caucaia do Alto pertence ao município de Cotia, sendo atendida além da 4ª CIA PM (Vargem Grande Paulista) também pela 3ª CIA PM (Cotia), pois mesmo antes da alteração administrativa da sede da 4ª CIA PM (Caucaia X Vargem Grande Paulista) já havia definitivamente a gestão operacional de integração de ambas subunidades operacionais”, complementou.
Com relação ao volume do efetivo, a PM esclareceu que não houve qualquer redução operacional e nem prejuízo para a atividade de segurança pública no distrito. “Apenas ocorreu uma adequação administrativa.”
IMÓVEL DA PREFEITURA DE COTIA
Cotia e Cia apurou que o imóvel onde então ficava a 4ª Cia da PM em Caucaia do Alto pertence à Prefeitura de Cotia.
Procurada, a Prefeitura confirmou a informação, afirmando que é de fato a responsável pela locação do imóvel. Disse ainda que a corporação “esvaziou o imóvel sem comunicar a esta administração municipal”. “Não foi, em nenhum momento, solicitado à PM que desocupasse o local”, disse a Prefeitura.