Instalação antecipada da nova infraestrutura de internet móvel nas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora; entenda
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil |
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) antecipou a liberação de sinal 5G em mais de 78 municípios próximos a capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes. As operadoras que compraram direito de operar na frequência da telefonia de quinta geração precisam solicitar à agência a ativação de estações.
Na lista estão cidades da Grande São Paulo como Cotia, Barueri, Mauá e Embu das Artes.
A instalação antecipada da nova infraestrutura de internet móvel nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora, de acordo com a Anatel.
Disponibilizar o sinal 5G depende da limpeza da faixa de frequência de 3,5 GHz --espécie de avenida no ar pela qual trafegam ondas de telefonia, televisão e rádio. Para funcionar sem interferência e garantir mais velocidade, apenas o sinal 5G deve ocupar esse espaço.
A oferta do serviço é facultativa às operadoras de telecomunicações detentoras de outorgas e elas é que devem solicitar a ativação para a Anatel. Isso se dá porque a obrigação de estabelecer a tecnologia 5G nessas localidades ainda termina em 2025.
Até o final do semestre, a Anatel planeja incluir na área de cobertura 5G centenas de municípios e estima alcançar 1.610 cidades. O informe foi divulgado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação de Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), que enfrenta as falhas na rede.
Até agora, 140 municípios foram liberados pelo Gaispi para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G. Com isso, 38,5% da população têm potencial para ser beneficiada, de acordo com as ativações das prestadoras. A previsão da agência é que até o fim deste semestre mais 160 cidades sejam liberadas para ativar o sinal do 5G.
A Anatel adverte que quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.
Os 78 municípios contemplados com a possibilidade de antecipar o 5G estão localizados nos estados de São Paulo, de Minas Gerais, de Santa Catarina, do Pará, do Espírito Santo, do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e da Bahia.
Confira quais são os municípios:
São Paulo:
Alumínio
Araçoiaba Da Serra
Arujá
Barueri
Caieiras
Cajamar
Carapicuíba
Cotia
Cravinhos
Embu Das Artes
Embu-Guaçu
Ferraz De Vasconcelos
Francisco Morato
Franco Da Rocha
Guararema
Hortolândia
Indaiatuba
Itapecerica Da Serra
Itapevi
Itaquaquecetuba
Itu
Itupeva
Jacareí
Jaguariúna
Jambeiro
Jandira
Mairinque
Mairiporã
Mauá
Mogi Das Cruzes
Monte Mor
Pirapora Do Bom Jesus
Poá
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Santa Isabel
Santana do Parnaíba
São Lourenço da Serra
Serrana
Sumaré
Suzano
Taboão da Serra
Valinhos
Vargem Grande Paulista
Votorantim
Minas Gerais:
Betim
Chácara
Coronel Pacheco
Ibirité
Igarapé
Mário Campos
Matias Barbosa
Ribeirão das Neves
São Joaquim de Bicas
Sarzedo
Santa Catarina:
Araquari
Balneário Barra do Sul
Garuva
Guaramirim
Schroeder
Pará:
Benevides
Marituba
Santa Bárbara do Pará
Santa Izabel do Pará
Espírito Santo:
Cariacica
Fundão
Guarapari
Viana
Rio Grande do Sul:
Farroupilha
Flores da Cunha
São Marcos
Paraná:
Ibiporã
Tamarana
Pernambuco:
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Rio de Janeiro:
Japeri
Queimados
Bahia:
São Gonçalo dos Campos