Na região, a cidade de Osasco estará apta a receber a nova tecnologia a partir de janeiro de 2023
Foto: Depositphotos |
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o Brasil deve estar 100% atendido como a tecnologia 5G somente no ano de 2029. Porém, alguns municípios que têm mais de 500 mil habitantes já estão aptos a receber a tecnologia (veja a lista abaixo).
Vale ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. Para todas elas, os compromissos de abrangência previstos no Edital começam a vencer em 2025. Assim, a instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Dos 15 municípios, seis possuem população de mais de 500 mil habitantes, que teriam a faixa liberada já em 1º de janeiro:
Ananindeua/PA
Aparecida de Goiânia/GO
Caxias do Sul/RS
Jaboatão dos Guararapes/PE
Joinville/SC
Londrina/PR
Os nove restantes são municípios menores, mas que fazem parte de regiões metropolitanas de capitais, ou são próximos aos municípios maiores:
Diadema/SP
Mesquita/RJ
Nilópolis/RJ
Olinda/PE
Paulista/PE
São Caetano do Sul/SP
São Francisco do Sul/SC
São João de Meriti/RJ
São José/SC
MAIS 20 CIDADES A PARTIR DE JANEIRO
A Anatel também informou que para as demais 20 cidades com mais de 500 mil habitantes, o uso da faixa estará permitido a partir de 1º de janeiro, conforme previsão editalícia, não sendo necessária nova deliberação. É o caso de Osasco, Campinas e Guarulhos. Veja abaixo a lista completa:
Belford Roxo/RJ
Campinas/SP
Campos dos Goytacazes/RJ
Contagem/MG
Duque de Caxias/RJ
Feira de Santana/BA
Guarulhos/SP
Juiz de Fora/MG
Niterói/RJ
Nova Iguaçu/RJ
Osasco/SP
Ribeirão Preto/SP
Santo André/SP
São Bernardo do Campo/SP
São Gonçalo/RJ
São José dos Campos/SP
Serra/ES
Sorocaba/SP
Uberlândia/MG
Vila Velha/ES
E COTIA?
A Anatel complementou que para cidades com mais de 200 mil habitantes, como é o caso de Cotia, a previsão é de que a frequência 5G comece a ser liberada a partir de 30 de junho de 2023.
Para municípios com mais de 100 mil habitantes, o sinal 5G deve ser habilitado a partir de junho de 2024, segundo a Anatel.