Secretaria de Segurança Pública da cidade chegou a prever a realização do concurso para o 1º semestre de 2022, mas não aconteceu; veja a reportagem
GCM de Cotia. Foto: Vagner Santos |
O concurso público para a Guarda Civil Municipal de Cotia estava previsto para acontecer no primeiro semestre de 2022. E quem disse isso foi a própria Secretaria Municipal de Segurança Pública (RELEMBRE AQUI) em nota enviada ao Cotia e Cia no dia 28 de janeiro deste ano.
Na nota, a secretaria explicou que o prefeito Rogério Franco autorizou a realização do concurso público para mais 200 guardas municipais, que significaria mais de 50% no efetivo.
O concurso, na verdade, era para ter saído em 2018, de acordo com o secretário de Segurança Pública de Cotia, Almir Rodrigues. Segundo ele, Franco chegou a fazer o anúncio do concurso público, porém, após finalizar os trâmites para a execução, o secretário explicou que a pandemia “impossibilitou que acontecesse”.
Com isso, o município completa 14 anos sem aumentar o efetivo da GCM, já que o último concurso foi realizado em 2008, na gestão do então prefeito Quinzinho Pedroso.
Sobre o atual efetivo da guarda, a secretaria explicou que, por uma estratégia de segurança pública, “não é recomendado dizer o número de agentes”. Porém, reforçou que, enquanto a maioria das cidades que possui Guarda Civil Municipal, conta - em média - com 1.300/1.400 habitantes por GCM, Cotia tem menos de 700 habitantes por Guarda.
Cotia e Cia questionou a Prefeitura de Cotia para saber o motivo de não ter acontecido o concurso público para GCM, conforme estava previsto. Indagou também se há uma nova previsão para ser divulgada. Mas não houve respostas.