Loteamento havia sido embargado três dias antes; veja a reportagem
Foto: Reprodução / Redes sociais |
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia flagrou, nessa segunda-feira (17), criminosos desmatando uma Área de Preservação Permanente (APP) na Estrada do Morro Grande, no Jardim Ísis. O local, que vem sendo invadido por um loteamento clandestino, havia sido embargado três dias antes.
De acordo com os guardas, dois caminhões foram flagrados carregando entulho e descarregando o material na área de preservação. Os dois veículos, além de uma máquina Caterpillar, foram apreendidos. Os motoristas também foram levados para a delegacia.
Segundo a investigação, o alvará da Prefeitura, concedido a favor da cooperativa responsável pelo loteamento clandestino, estava inapto.
A investigação também aponta que a autorização da Cetesb apresentada pelos indiciados restringe-se a intervenção de 10 árvores. Os guardas, no entanto, afirmaram que mais de 40 árvores tinham sido derrubadas, além da indevida intervenção na APP.
“Essa licença estadual materialmente boa, foi obtida com certeza através de informações fraudadas lançadas em seu requerimento de concessão”, diz a investigação.
O loteamento foi novamente embargado e o local periciado. O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Ambientais de Barueri.