GCMs serão treinados para o uso de armamento, já que eles só usam armas de choque. Nas redes sociais, o prefeito Rogério Franco disse que “a segurança de Cotia continua sendo referência nacional”
Capacitação durará 1 mês. Foto: Reprodução / Instagram |
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Lucas do Rio Verde, cidade do interior do estado de Mato Grosso (MT), iniciaram, nesta segunda-feira (9), um curso de capacitação em segurança com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia. A capacitação será realizada até o início de junho, quando outro grupo de agentes passará pelo mesmo procedimento.
Nas redes sociais, o secretário de Segurança Pública de Cotia, Almir Rodrigues, disse que, no total, serão 40 GCM’s que irão passar pela formação. “Começou hoje o Curso de Formação da Guarda Civil de Lucas do Rio Verde/MT pela nossa Guarda Civil Municipal! Nossa cidade formará 40 Guardas que combaterão o crime pelo Brasil afora”, publicou.
Já o prefeito Rogério Franco, também nas redes sociais, disse que a segurança de Cotia “continua sendo referência nacional”.
Na sessão desta terça-feira (10), os vereadores aprovaram uma moção à GCM de Cotia. Alguns parlamentares também foram à tribuna elogiar a atuação da segurança pública da cidade.
SOBRE A CAPACITAÇÃO
Entre as atribuições da capacitação, que tem duração de 30 dias, os guardas luverdenses serão treinados para o uso de armamento durante a atuação, conforme o novo estatuto que regulamenta a corporação.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, o curso é ofertado gratuitamente, por meio da parceria firmada entre as duas prefeituras.
“Eles [GCMs de Lucas do Rio Verde] receberão toda a formação adequada para os trabalhos de rua, uso de armas, para se adequar. Ou seja, o curso completo que a Guarda Civil irá receber pela Guarda Civil da cidade de Cotia”, disse o coordenador da GCM, tenente J. Lima, ao jornal CenárioMT.
Lima acrescentou que os agentes continuarão desempenhando suas funções e que o uso de arma tem como objetivo “dar segurança aos guardas que atuam sem o aparato de segurança”. Atualmente, os guardas usam armas de choque.
Já o secretário de Segurança Pública da cidade, coronel Cunha, disse que “com todo o investimento que o município tem realizado na área, teremos segurança pública de qualidade, que será referência não só no estado de Mato Grosso, mas também para todo o país”.
Novo estatuto
Em março deste ano, foi aprovada a Lei Complementar nº 222/2022 na cidade de Lucas do Rio Verde, que cria a Guarda Civil Municipal, instituição de caráter civil, uniformizada e armada, e dispõe sobre a Organização, Estatuto e Plano de Carreira e regulamenta sua atuação no município.