Tradicional festa em Cotia celebra a alegria dos congos, reverenciando os ancestrais e marcando a resistência, a liberdade e a libertação dos escravos
Congada de São Benedito. Foto: Vagner Santos / Prefeitura de Cotia |
Após dois anos sem apresentações presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, a Congada de São Benedito, Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia (Lei 1823/2014), está de volta.
A tradicional festa que celebra a alegria dos congos, reverenciando os ancestrais e marcando a resistência, a liberdade e a libertação dos escravos será retomada este mês, quando completa 71 anos de história na cidade de Cotia. História que começou a ser escrita por Benedito Pereira de Castro, o Seu Dito, como era conhecido.
Neste ano, a festa será no dia 14 de maio. Antes, no dia 13 de maio, haverá Encontro Cultural em homenagem à Congada. A programação será divulgada ainda nesta semana.
A Congada é uma manifestação cultural afro-brasileira que mistura dança, música e religiosidade. Fundada em 1951, a família Castro mantém a tradição e continua levando alegria e conscientização pelas ruas da cidade de Cotia.