Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara de Cotia nesta terça-feira (17) e segue agora para sanção ou veto do prefeito Rogério Franco
Congada de São Benedito de Cotia. Foto: Vagner Santos / Prefeitura de Cotia |
Oficializada em 1951, a Congada de São Benedito de Cotia pode ser incluída no calendário oficial de eventos do município. A tradição marca a celebração pela libertação dos escravos no Brasil e faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia.
O projeto de lei foi lido na sessão desta terça-feira (17) da Câmara Municipal de Cotia. De autoria do vereador Marcinho Prates, o texto foi aprovado por dez votos e segue agora para sanção ou veto do prefeito Rogério Franco.
SOBRE A CONGADA
A Congada de São Benedito foi trazida para Cotia pelas mãos e talento de Benedito Pereira de Castro. Seu Dito nasceu em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e foi lá que sua mãe deu origem à Congada da região em celebração à assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel, que garantiu a liberdade dos escravos.
Mudou-se para Cotia ainda na adolescência e teve a ajuda do pai e dos irmãos para fundar a Congada no município. Desde então, a semana de 13 de maio tem sido comemorada pela família Castro.