Direção da unidade enviou comunicado aos pais somente hoje (26), 4 dias depois dos testes confirmados em funcionárias; pais acusam direção de "abafar o caso"
CEUC Diego Cristian Bazilio Camargo. Foto: Reprodução / Redes sociais |
Reportagem: Neto Rossi
Ao menos 5 funcionárias do Centro Educacional Unificado de Cotia de Educação Especial (CEUC) Diego Cristian Bazilio Camargo estão com Covid-19. Segundo apurou a reportagem, a diretora, a coordenadora, duas professoras e uma auxiliar testaram positivo para a doença. A escola, no entanto, confirma 3 casos.
Fato é que o comunicado da direção da unidade [VEJA ABAIXO] foi enviado aos pais somente na manhã desta quinta-feira (26), sendo que a gestão da escola já tinha ciência dos casos confirmados desde sexta-feira (20).
A Direção do CEUC Diego, por orientação da Secretaria de Educação e Vigilância Epidemiológica informa que, devido a testes positivos da Unidade Escolar e pela condição de nossos alunos, os alunos das professoras Janaína e Luana e alunos das salas da auxiliar de classe Ana Paula não deverão comparecer até sexta-feira (27/05) retornando segunda-feira (31/05). Solicitamos que fiquem atentos aos sintomas e se for o caso procurarem o serviço de saúde. Atenciosamente, Direção Escolar
Cotia e Cia teve acesso a conversas de um grupo de WhatsApp da direção que comprovam que o problema já era de ciência da direção. Ou seja, os alunos com comorbidades, dentre elas paralisia cerebral, autistas, crianças que fazem uso de sondas e com doenças respiratórias, tiveram contato com as funcionárias nesta semana.
Alguns pais de alunos, com quem Cotia e Cia conversou desde a noite desta quarta-feira (25), relataram preocupação e descaso da unidade. Muitos ficaram sabendo pela própria reportagem a situação que se encontrava a escola, já que não foram avisados anteriormente.
Apenas uma professora enviou, nesta quarta, um comunicado nas agendas dos alunos avisando sobre os casos de Covid. Os pais disseram que a funcionária enviou o comunicado sem autorização da direção, já que a intenção “era abafar o caso”.
Cotia e Cia ligou por diversas vezes na manhã desta quinta-feira (26) no CEUC Diego, mas ninguém atendeu. A reportagem não conseguiu fazer contato com a diretora da escola.
A reportagem pediu um posicionamento da Secretaria Municipal de Educação e aguarda retorno.
“A Secretaria de Saúde informa que a Vigilância Epidemiológica recebeu algumas notificações de casos positivos de Covid-19 em escolas municipais e estaduais. A cada notificação é feito um trabalho de verificação de sintomatologia, apuração de quando iniciou o sintoma/confirmação, os casos positivos são cruzados para verificar se têm ligações e até o momento não foi detectado nenhum surto de Covid em escolas. Os casos confirmados têm intervalos que anulam a relação entre si e a configuração de surto. A VE tem feito a orientação nas escolas com casos confirmados, sugerindo o uso de máscaras e reforçando as medidas de proteção. Nas escolas estaduais este mesmo trabalho tem sido realizado quando há notificação.”
(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 19H26 DO DIA 27/05/2022 COM A NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE)