Eleição deveria acontecer a partir de setembro, mas proposta aprovada pela maioria dos vereadores a antecipou para a próxima terça-feira (3); veja quem foi contra
Foto: Reprodução / Câmara de Cotia |
A Câmara Municipal de Cotia antecipou a eleição da Mesa Diretora e da Vice-Presidência para a próxima terça-feira (3). A Proposta de Emenda à Lei Orgânica, que solicita a antecipação da eleição, foi aprovada na sessão do dia 19 de abril por 14 votos. Apenas o vereador Dr Castor Andrade (PSD) votou contra a Proposta.
A emenda aprovada altera o artigo 53 da Lei Orgânica do Município, que previa a eleição do período de setembro a dezembro. Com a nova redação, a eleição para renovação da Mesa Diretora e Vice-Presidência passa a ser realizada no período de março a dezembro, mediante requerimento subscrito por, no mínimo, 1/3 dos vereadores.
No requerimento [VEJA AQUI], além do vereador Dr. Castor, os vereadores Sandrinho Santos (Solidariedade), Felipe Variedade (Pros), Johny Santos (PMN) e Peka Santos (Pros) também não assinaram.
Fato curioso é que o documento é também assinado por Sérgio Folha, atual secretário de Habitação e Urbanismo. Folha foi eleito vereador pelo Partido Verde (PV), mas no início do mandato atual aceitou o convite do prefeito Rogério Franco para assumir a secretaria.
Quem ocupou então a cadeira de Folha na Câmara foi Tim, que ficou como primeiro suplente do PV na primeira eleição municipal sem coligações na disputa para o legislativo.
A nova composição da Mesa Diretora e Vice-Presidência será para o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024.
O QUE É A MESA DIRETORA
A Mesa Diretora é o órgão de direção da Câmara Municipal. A ela cabem as tarefas administrativas e executivas.
Atualmente, a Mesa Diretora de Cotia é composta pelos vereadores Celso Itiki (Presidente), Marcinho Prates (Vice-Presidente), Edson Silva (1º Secretário) e Paulinho Lenha (2º Secretário).
Entre as principais funções, estão a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara, destacando-se os atos de Direção, Administração e Execução das deliberações aprovadas em Plenário.