Nota foi enviada com exclusividade ao Cotia e Cia na noite desta quinta-feira (27)
Base da GCM em Cotia. Foto: Google Images |
Os anos de 2020 e 2021 - e início de 2022 - foram atípicos para a Guarda Civil Municipal de Cotia, que vivencia um período de alto afastamento de seus agentes por testarem positivo para Covid-19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, uma média de 20 GCMs contraem o vírus semanalmente.
A nota da secretaria foi enviada ao Cotia e Cia na noite desta quinta-feira (27) para comentar o aumento de violência na cidade em 2021. Segundo a pasta, o aumento da criminalidade foi em todo o Estado de São Paulo, e não apenas no município.
A secretaria também detalhou sobre o aumento populacional nos últimos 20 anos, sem contar com o crescimento da pobreza e de usuários de drogas, fatos que, segundo a pasta, potencializam o aumento da violência.
A questão sobre os GCMs doentes também foi mencionada na nota, que ainda ressaltou que muitos guardas ainda tiveram que redirecionar os seus trabalhos nos postos de vacinação “para garantir a ordem, assim como fazendo a segurança do depósito de armazenamento das vacinas”.
Diante do aumento populacional e da falta de um reforço no efetivo da corporação, a Secretaria de Segurança Pública anunciou que está previsto, ainda para este semestre, um concurso público para contratar mais 200 agentes da Guarda Civil Municipal.