Presidente da Câmara de Cotia ameaçou processar os veículos de comunicação que divulgaram o valor do antigo projeto da taxa do lixo do município
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cotia publicou uma nota oficial em apoio à liberdade de imprensa nesta quarta-feira (29). A publicação vem após o episódio do presidente da Câmara de Cotia, vereador Celso Itiki (PSD), ameaçar jornalistas de Cotia e região (RELEMBRE AQUI).
A OAB relembra na nota que a liberdade de imprensa “foi uma das maiores conquistas da redemocratização brasileira, razão pela qual seus princípios são irrenunciáveis e invioláveis enquanto exercido o pleno estado democrático de direito”.
“A imprensa tem um papel fundamental para a sociedade civil, garantindo ao cidadão o direito à informação, estimulando o pensamento crítico. O exercício pleno da cidadania, com consciência, decorre do relevante e essencial trabalho da imprensa”, diz trecho do documento [VEJA AO FINAL DA MATÉRIA A NOTA DA OAB COTIA].
A ameaça de Celso Itiki, feita durante uma sessão da Câmara de Cotia, repercutiu de maneira negativa dentro e fora do município. O presidente da Casa Legislativa se irritou com a divulgação do antigo projeto da taxa do lixo, que cobraria um valor de, no mínimo, R$ 72,00 junto à conta de água de cada consumidor.
O projeto não foi votado, mas Itiki chamou o conteúdo de fakenews em uma das sessões e disse que iria processar os meios de comunicação que havia o divulgado.
Assim que a divulgação da ameaça foi ao ar, um grupo formado por mais de 20 mídias locais se uniu e se posicionou contra a intimidação do presidente. Na ocasião, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo também chegou a publicar uma nota de repúdio contra a ameaça de Itiki.
Em entrevista ao Site da Granja e ao programa Cotia no Ar, a presidente da OAB Cotia, Mariana Arteiro, já havia se posicionado em favor da liberdade de imprensa.
Diante de toda a repercussão que teve o caso, o vereador Celso Itiki preferiu ficar no silêncio.
NOTA DA OAB COTIA