Moradores do Rio Cotia suspeitam que empresa de cosméticos esteja despejando produtos químicos em rede de esgoto no bairro; Cetesb disse que vai apurar o caso
Os moradores encaminharam a denúncia para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), mas não obtiveram retorno. Segundo eles, em alguns casos a água chegou a transbordar nas caixas de esgoto instaladas nos domicílios.
Ainda de acordo com a denúncia, os produtos também estariam sendo despejados pela empresa nas águas do rio Cotia, que atravessa a rua Ladislau Retti. Os moradores relataram também que os vazamentos só são cessados após a Sabesp realizar o desentupimento das caixas de esgoto.
“A gente chama a Sabesp, os funcionários vêm, desentopem, mas passa uma, duas semanas e começa o período de chuva, aí acontece tudo de novo. Começa a entrar água nas casas. É uma situação que já está ficando insustentável”, relata Shirley Santos, moradora do bairro.
De acordo com ela, na manhã desta terça-feira (27) o problema voltou a acontecer e só foi resolvido após intervenção da Sabesp, novamente.
Em nota, a Cetesb disse que a Agência Ambiental de Embu fará uma vistoria na empresa para averiguar a ocorrência.
Já a Sabesp informou apenas que realizou a desobstrução da rede coletora de esgoto no local na manhã desta terça-feira (28), solucionando o problema de vazamento, mas não deu mais informações.