Segundo a prefeitura, equipes de fiscalização estiveram neste final de semana em 120 estabelecimentos, considerados não essenciais, e foram orientados a fecharem as portas
Fiscalização aconteceu neste final de semana. Foto: Rudney Oliveira / Cotia e Cia |
A Prefeitura de Cotia disse que notificou 14 estabelecimentos comerciais que resistiram ao fechamento durante o primeiro final de semana da fase vermelha da quarentena, por enquanto a etapa mais restritiva do Plano São Paulo.
Segundo a prefeitura, em nota enviada ao Cotia e Cia, fiscais da Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo, junto com a Guarda Municipal e Vigilância Sanitária, estiveram em cerca de 120 estabelecimentos orientando os comerciantes a cessarem suas atividades por não se enquadrar em serviços essenciais.
Contrários às medidas restritivas do governo, comerciantes de Cotia marcaram para hoje de manhã um protesto contra o fechamento das atividades consideradas não essenciais. A manifestação sairá da câmara municipal em destino à prefeitura.
O município de Cotia, assim como todo o estado, voltou para a fase vermelha da quarentena desde sábado (6). A medida valerá até o dia 19 de março. Até lá, apenas setores essenciais da economia, como farmácias, supermercados, postos de combustível e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrô podem funcionar.
No entanto, diante do aumento de internações em UTI e mortes registradas pela Covid-19 no estado de São Paulo, o governador João Doria deve anunciar, ainda nesta quarta-feira (10), medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia.
Nesta terça-feira (9), o estado de São Paulo registrou 517 óbitos pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número desde o início da pandemia.