Atividades imobiliárias, Escritórios, Concessionárias, Comércio e Shopping Center poderão funcionar após autorização da prefeitura.
Atualização (clique no link abaixo e saiba mais)
Prefeito de Cotia anuncia que flexibilização começa na próxima segunda (15)
Em entrevista coletiva que está sendo realizado no início da tarde desta quarta-feira (10), o governador de São Paulo João Dória anunciou a reclassificação das cidades da grande São Paulo. Agora a cidade de Cotia e outras 37 que compõe a grande São Paulo estão na fase laranja, o que permite a abertura de alguns comércios.
Nesta fase o governo do estado permite, com restrições, a reabertura de alguns setores da economia, são eles: Atividades imobiliárias, Escritórios, Concessionárias, Comércio e Shopping Center.
Para esses setores voltarem a funcionar é necessário aprovação da prefeitura do município. Em Cotia o prefeito da cidade Rogério Franco (PSD) fez parte do grupo de prefeitos que cobraram a reclassificação da grande São Paulo, por isso a expectativa é que nos próximos dias a flexibilização seja autorizado pelo chefe do executivo.
O que o governo estadual flexibiliza na fase laranja:
Na fase 2 (laranja) o governo estadual permite a reabertura de Shopping Center e galerias com horário limitado de 4 horas seguidas, capacidade limitada a 20%, além de adoção de protocolos padrões como disponibilização de álcool em gel. Vale lembrar que praças de alimentação estão proibidos nessa etapa.
O comércio e serviços também podem funcionar com capacidade de 20%, horário reduzido para 4 horas seguidas, além de adoção de protocolos para evitar o contágio do covid-19.
O que o governo estadual NÃO flexibiliza na fase laranja
- Consumo local (Bares, restaurantes e similares)
- Salões de beleza e barbearias
- Academias de esporte de todas as modalidade
- Outras atividades que geral aglomeração.
Quarentena prorrogada:
Apesar da flexibilização o governo do estado prorrogou a quarentena até o dia 28 de junho devido a propagação do coronavírus.
“O governo de São Paulo decreta nova quarentena de 15 a 28 de junho, será o quinto período de quarentena no estado de São Paulo, esta nova quarentena será denominada quarentena heterogênea, onde será aplicado o Plano São Paulo. Será uma retomada consciente da economia por fases e por regiões conforme prevê o plano São Paulo, com cuidado, com segurança e dentro dos limites determinados pela ciência e pela medicina e dessa orientação nós não nos afastaremos", disse Doria.