Procon-SP multa Booking.com por infrações ao Código de Defesa do Consumidor

Empresa deixou de cumprir oferta, prestou serviços inadequados e cometeu outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor

Reprodução/ booking.com

O Procon-SP, multou em 18 de setembro a Booking.com Brasil de Serviços de Reserva de Hotéis Ltda. por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). A multa, no valor de R$ 169.966,45, será aplicada mediante processo administrativo.

Conforme reclamações registradas por consumidores, a empresa efetuou cobrança em duplicidade, lançou cobrança em parcela única sendo que o contratado foi o pagamento em três parcelas e não permitiu a correção de erros de preenchimento de reserva em seu site, o que configura prestação de serviços inadequados.

Consumidores reclamaram também sobre o não cumprimento de ofertas feitas em seu site: empresa cobrou pelo cancelamento de reservas, sendo que havia informado que não faria tal cobrança; a pessoa reservou determinado quarto, sendo que o lugar efetivamente disponibilizado era de qualidade diferente e inferior; consumidor fez reserva e ao chegar no local constatou que a reserva não havia sido feita pela Booking.com.

Há também reclamações versando sobre situações em que os consumidores fizeram o cancelamento de reservas e a empresa recusou-se a devolver valores, retendo toda a quantia paga, sem que nenhum serviço tenha sido prestado. Tal prática revela-se abusiva, uma vez que as reservas canceladas previamente podem ser disponibilizadas a outros interessados de forma eletrônica e imediata.

Outra infração cometida pela Booking.com é não permitir o direito de arrependimento previsto no CDC para compras feitas pela internet. De acordo com a lei, para compras feitas fora do estabelecimento comercial – por telefone, internet, caixa postal, etc. – é garantido ao consumidor o prazo de sete dias para desistência.

Outras reclamações que chegaram ao Procon-SP referem-se à alteração unilateral do contrato por parte da empresa, que elevou os preços das reservas sem justa causa, desconsiderando valores anunciados como promocionais ou acrescentando tarifas não previstas.

Questionada pelo Cotia e Cia, o Booking.com disse em nota que não foi informada oficialmente sobre a multa "A empresa ainda não foi oficialmente notificada pelo Procon-SP e aguarda o ofício para demais esclarecimentos. Assim que recebermos os motivos do mesmo, responderemos prontamente ao Procon-SP via processo administrativo." finaliza.
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