Animais eram levados ilicitamente para serem vendidos em Feira de Santana
Cerca de 400 pássaros transportados irregularmente foram apreendidos na quinta-feira (5) na BR-116, no município de Jequié na Bahia, altura do km 677. Policiais rodoviários federais pararam um ônibus para fazer vistoria e acharam os animais no compartimento de bagagens, sendo levados de maneira ilícita e sem autorização ambiental.
Os animais, aproximadamente 200 pintassilgos e 200 coleiros, estavam muito debilitados e eram levados amontoados em quatro gaiolas. Cerca de 30 pássaros já estavam mortos quando a PRF fez a apreensão.
O dono, um homem de 54 anos, disse aos agentes que capturou os pássaros em Ibiúna e Caucaia do Alto em Cotia, usando redes e armadilhas. Ele levava os animais para vender em uma feira livre de Feira de Santana, ao custo médio de R$ 35 por pássaro.
O caso foi registrado em um Termo de Constatação de Ocorrência (TCO) por conta da morte, perseguição, caça e venda de espécimes da fauna silvestre e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais de Lei Ambiental.
Os pássaros foram encaminhados para o Inema de Jequié.
*Informações: Correio 24 horas