Das ruas e avenidas de Cotia, direto para Santiago, no Chile
Wilton treinando nas ruas cotianas. |
No próximo dia 07 de abril, Wilton, 30 anos, segue para sua primeira prova internacional, em Santiago, no Chile, onde representará o município de Cotia.
Com dez anos de experiência no atletismo, esse pernambucano, que aos seis anos veio morar em Juquitiba, e, há 11 anos, em Cotia, coleciona vitórias, medalhas e muitos sonhos.
Em busca do aprimoramento de suas técnicas e da redução do tempo gasto nas provas, Wilton intensifica os treinos nos horários livres que encontra após o plantão como enfermeiro. “Durante esse tempo que represento a cidade de Cotia no atletismo, sempre pude contar com a experiência e as dicas do meu treinador João Carlos Faria, que desde o início sempre acreditou em mim. Suas dicas e suas experiências foram fundamentais para meu crescimento e assim fui evoluindo a cada competição. Só tenho a agradecer a ele”.
Em 2010 e 2011, pelos Jogos Regionais, Wilton conquistou três medalhas de ouro e duas de prata, em provas de velocidade de 200 metros, revezamento 4 x 400 e 4 x 100 metros rasos, provas as quais o atleta explica não serem o seu forte.
Sua especialidade são as provas de fundo, como por exemplo a Corrida da Caixa, com percurso de 5km, em que Wilton chegou em 1º lugar, no ano de 2013. Dentre as conquistas mais recentes, destaque para o 5º lugar na Meia Maratona Alphaville/Santana de Parnaíba (21km) e o 2º lugar na disputa do Circuito das Estações (21km), ambas em 2019.
Quanto à expectativa de viver sua primeira experiência de maratona internacional, o atleta Wilton Delmondes conta que a meta é manter o foco e preparar-se para novos desafios. “Por ser uma prova de alto nível, na qual há atletas renomados, tenho consciência de que é bastante difícil, mas não é impossível. Minha meta é manter o foco e estar sempre preparado para novos desafios”, disse.
Delmondes cita ainda que pretende completar o percurso com êxito. “Estou treinando muito para concluir a prova abaixo de uma hora e vinte minutos. Quero fazer bonito na estreia. Busco inspiração em atletas que para mim fizeram e fazem a diferença, Marilson Gomes dos Santos, Wellington Bezerra da Silva e, claro, Usain Bolt."