Em 2012, uma base foi inaugurada, funcionou um mês e foi fechada.
Seis anos após a inauguração da base do SAMU em Caucaia do Alto (relembre clicando aqui), milhares de novos moradores e algumas mortes por conta da demora da locomoção das ambulâncias até o distrito, a prefeitura de Cotia informou nesta segunda-feira (30) que Caucaia do Alto deve ter novamente uma base do serviço de atendimento móvel de urgência.
Na época, houve até festa de inauguração. |
As futuras instalações da base decentralizada será ao lado da antiga base do SAMU na Av Roque Celestino Pires. As obras de adaptação do imóvel estão em andamento e segundo a prefeitura a ambulância já foi adquirida. Apesar da confirmação, não foi dada uma data para que seja inaugurada.
A coordenação do SAMU de Cotia está montando a segunda equipe que atuará no serviço de urgência do município. De acordo com a enfermeira Renata Santos, coordenadora do SAMU de Cotia, já foi realizado o processo seletivo para composição da equipe. Os selecionados passarão por treinamento na base de Cotia e, com a inauguração da nova base, Cotia terá duas equipes e duas ambulâncias do serviço de urgência. “Teremos ainda a motolância, já estamos com a equipe treinada para o atendimento com motocicleta e vamos reforçar ainda mais os serviços de atendimento de urgência no município, com estrutura e profissionais treinados e capacitados”, disse Renata Santos
Futura base do SAMU. |
Vale lembrar que o distrito de Caucaia do Alto conta com mais de 40 mil habitantes e quando acontece algum acidente que precise de atendimento urgente a ambulância costuma demorar entre 40 e 60 minutos para se deslocar até o local, parte da demora por conta da distância e outra por conta das péssimas condições da estrada de Caucaia do Alto, além das mais de 50 lombada sem 10 km.
Em 2012 a base do SAMU funcionou apenas um mês, e após alguns meses o imóvel foi desocupado, na época a falta da base foi destaque até na grande mídia como a TV Globo (relembre clicando aqui).