Na cidade apenas 37,79% da população alvo foi imunizada.
A Secretaria de Saúde de Cotia imunizou 6.484 pessoas contra a gripe Influenza durante a mobilização nacional conhecida como Dia D. A Ação contra a doença - que já matou quase 160 pessoas em todo o País somente este ano - aconteceu em quinze Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, no último no sábado (12/05). A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% do grupo considerado de risco até o final da campanha, até o momento, 37,79% da população alvo foi imunizada.
“estamos com a meta bem abaixo do esperado, mas é importante que o público de risco se conscientize da importância de se vacinar e procure a UBS mais próxima”, disse Magno Sauter, secretário de Saúde de Cotia.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o público que está com a maior cobertura é o de idosos. Os piores índices de imunização estão entre as crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas e professores.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho, gratuitamente. A dose aplicada na campanha é a trivalente (H3N2, H1N1 e Influenza B).
Quem deve se vacinar contra a Influenza?
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está disponível para profissionais da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, professores, privados de liberdade e comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis).
Onde se vacinar?
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Os endereços das UBS’s de Cotia estão disponíveis em https://goo.gl/XThoR4
Quando?
Até 1º de junho, das 9h às 16h.
Por que se vacinar contra a Influenza?
Recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, além de causar sintomas como febre, nariz entupido, cansaço, dor no corpo e estar por trás de complicações como pneumonia e infarto.