Por onde começar no Marketing Digital
Fala galera, tudo bem?
Delton Silva aqui, e hoje para
inaugurar nosso novo canal de comunicação aqui no Portal Cotia e Cia.
E antes começar a responder a
pergunta acima, eu quero me apresentar rapidamente…
Meu nome é Delton Silva, 34 anos,
casado, pai (ciumento) de duas lindas filhas. Formado em Letras pela Faculdade
Associada de Cotia (atualmente Estácio), sou CEO da Digital
Marketing 360.
Sou morador de Cotia há muito
tempo. Desde quando ter uma linha de telefone em casa custava uma fortuna.
Quando a internet era discada, que os celulares eram do tamanho de um tijolo e
a TV aberta parava a transmissão de madrugada e retomava no outro dia de manhã…
(Tá velho hein? – Frase do editor)
E por incrível que pareça, essa é
uma realidade de mais ou menos 20 anos atrás.
É como diz um trecho da música
Como uma onda no mar, do Lulu Santos:
“Tudo que se vê não é, igual ao
que a gente viu há um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo! Não adianta
fugir, nem mentir pra si mesmo agora…”
A tecnologia evolui muito rápido
e essa velocidade está totalmente ligada aos hábitos de consumo das pessoas que
cada vez mais querem tudo pra ontem. E para iniciar a minha resposta a pergunta
de por onde começar no Marketing Digital, quero te convidar para uma rápida
viagem no tempo.
Vamos entender como a
popularização da Internet e o acesso à informação, mudaram brutalmente os
hábitos de consumo das pessoas.
Começando pela indústria
fonográfica, vamos entender como surgiu, como era nos anos 90 e como está agora
RÁDIO:
História:
A primeira transmissão de rádio aconteceu no ano de 1897. No
Brasil, chegou alguns anos mais tarde, em 1922.
Como era:
Você sintoniza a frequência da
sua rádio para ouvir músicas, notícias, entretenimento, etc. A rádio tem o
controle sobre o que e quando você consome.
Como é:
Você sintoniza a frequência da
sua rádio para ouvir músicas, notícias, entretenimento, etc. A rádio tem o
controle sobre o que e quando você consome. #NãoMudouNada
MÚSICAS (MÍDIA):
História:
Em 1860 na França foi gravada a
primeira música no mundo. Em 1870 foi gravado o primeiro disco e apenas em 1910
foi gravado o primeiro disco com a velocidade padrão de 78 rpm. Em 1982, na
alemanha, foi gravado o primeiro CD.
Como era:
Os fãs de um cantor ou grupo iam
até a loja, comprava a mídia preferida (disco, fita K7, CD, etc) para ouvir
suas músicas prediletas.
Como é:
Ainda existem lojas que vendem mídias
musicais e o processo de compra também pode ser online. Mas uma opção de ouvir
música mudou toda a história...
Em 1994 surgiu o MP3 (MPEG Audio
Layer 3), um novo formato de arquivo de áudio.
Com esse novo formato era
possível reproduzir música com qualidade e com uma redução de até 90% do
tamanho original do antigo formato WAV.
Inicialmente era necessário um
codificador para ler o arquivo no PC. Em 1999 foi criado o Napster, um software
online que permitia o compartilhamento de mp3 na internet.
Ele foi forçado a encerrar as
atividades em 2001, ano que surgiu um tal de Ipod…
Lançado em 2008, o Spotify é
atualmente o serviço de música comercial em streaming mais famoso do mundo com
cerca de 140 milhões de assinantes (50 milhões pagos). Ou seja, hoje o usuário
tem o controle sobre o que quer ouvir.
A mudança de comportamento em
relação à televisão é bem similar ao que aconteceu com o rádio
TV ABERTA:
História:
No ano de 1936, em Londres,
aconteceu a primeira transmissão regular de TV pela BBC.
Como era:
A chamada TV aberta oferece
conteúdo gratuito com intervalos comerciais para que os patrocinadores possam
oferecer seus produtos.
Como é:
A chamada TV aberta oferece
conteúdo gratuito com intervalos comerciais para que os patrocinadores possam
oferecer seus produtos.
TV POR ASSINATURA:
Com a ideia de levar um sinal de
qualidade para regiões montanhosas surgiu a tv a cabo, que passou a ser cobrada
pelo grande potencial comercial.
Como era:
O usuário paga um valor mensal e
recebe uma quantidade de canais que transmitem conteúdos exclusivos, em sua
maioria sem intervalos comerciais.
Como é:
O usuário paga um valor mensal e
recebe uma quantidade de canais que transmitem conteúdos exclusivos, em sua
maioria sem intervalos comerciais. #NãoMudouNada
Existem uma grande variedade para
os usuários que desejam ver transmissões online. As mais conhecidas são o
Youtube, com mais de 1 bilhão de acessos por dia e o Netflix, com cerca de 100
milhões de assinantes no mundo.
A grande diferença entre a TV
convencional e a Online, está na agilidade e na personalização da entrega.
O poder de escolha não está mais nas mãos das empresas
Na televisão, por exemplo, os
programas são exibidos em horários pré definidos e os telespectadores precisam
se adequar para assisti-los, algo que não acontece no youtube e netflix.
Ainda há muitos outros exemplos
de mudança de comportamento de consumo como o Uber, Amazon, AirBnB e o mais
gritante de todos na minha opinião, que é o whatsapp...
E explico o motivo. Antigamente,
era muito legal receber uma ligação. Meu irmão e eu corríamos para atender o
telefone quando alguém ligava. Hoje em dia, me causa até um desconforto quando
o celular toca. Você também se sente assim? hehehe
Lembre-se: A decisão de compra é online
O poder de compra mudou de mãos.
Não é a empresa que decide qual é o melhor momento para o cliente comprar. O
acesso a informação é muito mais rápido.
Em uma busca no Google o cliente
consegue ter comparativos de preço e características para decidir qual é o
melhor produto ou serviço para comprar.
CONCLUSÃO
Sendo assim, encerro este primeiro artigo respondendo a
pergunta inicial: Por onde começar para desenvolver uma estratégia de Marketing
Digital?
O primeiro passo para começar no
Marketing Digital é mudar o seu modelo mental. Abrir a cabeça e começar a ‘pensar
com cabeça do cliente’ que é cada vez mais digital.
E foi justamente pensando em te
ajudar nesse processo, que o Rudney Oliveira e eu decidimos colocar essa coluna
para funcionar. Vou compartilhar com você, conceitos, estratégias e ações
práticas para que sua empresa possa atrair e converter mais clientes online.
Vou tentar ser o mais didático
possível pensando em ajudar quem está começando do zero no Marketing Digital e
também naquele que já está alguns passos a frente.
Deixe o seu comentário ou pergunta
abaixo. Isso é um excelente termômetro para medir como você está recebendo o
conteúdo.
Te espero aqui na semana que vem!
Forte abraço e conta comigo!