Fala galera!
Delton Silva aqui, e no artigo de hoje vou responder algumas dúvidas comuns de quem está iniciando no Marketing Digital.
- O QUE É ESSE TAL MARKETING DIGITAL?
Como falei no artigo sobre Como Começar no Marketing Digital, a internet se tornou um item imprescindível para o nosso dia dia, ao ponto em que é quase impossível realizar qualquer tarefa sem ela. Desde tarefas simples como obter informações sobre um restaurante para fazer um pedido, como para realizar pesquisas complexas ou desenvolver softwares de gestão de projetos.
Outra tarefa que se tornou bem mais fácil com o uso da internet é a realização de compras. É muito comum pesquisar por produtos ou serviços, comparar preços, buscar mais informações sobre determinado produto ou serviço ou até a solução sobre algum problema que se tenha.
Neil Patel, o maior 'guru' de Marketing atualmente tem uma definição simples sobre o que é marketing digital:
"Marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos."
Por meio do marketing digital, o produto ou serviço poderá atingir o seu público-alvo de forma mais eficaz.
"Marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos."
Por meio do marketing digital, o produto ou serviço poderá atingir o seu público-alvo de forma mais eficaz.
- COMO SURGIU?
O marketing digital tem origem na década de 1990, o seu surgimento acarretou na mudança na forma com que as empresas veem e utilizam a tecnologia, sobretudo na internet, para promover seus produtos ou serviços.
Na medida em que ocorre a popularização dos meios digitais para obtenção de informações quanto a um produto ou serviço, assim como para aquisição do mesmo, o termo marketing digital começou a ser conhecido e valorizado.
Na medida em que ocorre a popularização dos meios digitais para obtenção de informações quanto a um produto ou serviço, assim como para aquisição do mesmo, o termo marketing digital começou a ser conhecido e valorizado.
Antes, para a obtenção de informação quanto a um produto ou serviço, tinha-se que recorrer a empresa ou vendedor do produto ou serviço que se desejava, que por sua vez não disponibilizaria uma informação imparcial, pois iria valorizar o próprio produto e impossibilitaria o cliente a fazer uma escolha sem qualquer tipo de persuasão além da sua própria avaliação.
A mudança no perfil do consumidor é nítida no que se refere ao crescimento do marketing digital, no qual ele passa a ter um papel ativo no processo de compra. Pesquisas corroboram com essa afirmação, ao constatarem que 60% do processo de compra são realizados pelo consumidor em meio à escolha do produto ou serviço, antes deste entrar em contato com o vendedor.
- POR QUE É IMPORTANTE?
O marketing digital é extremamente importante tanto para as empresas que pretendem reforçar sua marca e multiplicarem as oportunidades de crescimento do seu negócio.
É fato que o uso de meios digitais tende a crescer (ainda mais) e quem os utilizam como ferramenta para promoção do produto ou serviço, vai estar a frente da concorrência...
É fato que o uso de meios digitais tende a crescer (ainda mais) e quem os utilizam como ferramenta para promoção do produto ou serviço, vai estar a frente da concorrência...
Outro ponto a ser destacado é que por incluir diversas formas de atuação, como: Marketing de Conteúdo; Email Marketing; redes sociais, dentre outros meios, há o maior alcance e influência no processo de compra.
Embora percebam a importância de utilizar o Marketing Digital, muitas empresas ainda não adotaram essa forma de marketing.
E se esse é o seu caso, veja alguns benefícios de adotar o Marketing Digital para sua empresa:
Embora percebam a importância de utilizar o Marketing Digital, muitas empresas ainda não adotaram essa forma de marketing.
E se esse é o seu caso, veja alguns benefícios de adotar o Marketing Digital para sua empresa:
- Garante uma forte presença na internet
- Fortalecimento da marca
- Construção de uma audiência qualificada
- Interação da marca com o público-alvo
- Estudo da concorrência
- Métricas claras
- Baixo investimento para começar.
4. COMO COMEÇAR COM MARKETING DIGITAL?
Para iniciar no marketing digital o conceito é o mesmo de qualquer outra área: Estude!
Vá atrás de conhecimento e não acredite em tudo que te disserem ou que encontrar na internet.
O número de "gurus especialistas em coisa alguma" é muito grande, então busque conhecimento para não gastar uma fortuna comprando fumaça...
Algumas dicas:
Vá atrás de conhecimento e não acredite em tudo que te disserem ou que encontrar na internet.
O número de "gurus especialistas em coisa alguma" é muito grande, então busque conhecimento para não gastar uma fortuna comprando fumaça...
Algumas dicas:
Busque informação
Livros e blogs são fontes valiosas de informação para aqueles que procuram se aprofundar sobre o assunto, sobretudo no que se refere as novas tendências sobre estratégias de marketing que vem sendo adotadas pelo mercado. Por ser um assunto que está sendo atualizado constantemente, é interessante acompanhar blogs e sites específicos sobre a área, principalmente por eles disponibilizarem relatos de experiências de profissionais do ramo, conteúdo atualizado e até dicas de cursos gratuitos.
Se eu tiver que recomendar algum lugar, que sejam esses dois:
Neil Patel
Unbounce
Se eu tiver que recomendar algum lugar, que sejam esses dois:
Neil Patel
Unbounce
Invista em cursos e eventos
Investir em cursos e eventos é uma excelente forma para você adquirir conhecimento rapidamente em marketing digital.
Existem uma variedade de cursos presenciais e online que oferecem todo o suporte necessário para aqueles que estão iniciando na área. E muitos deles são gratuitos...
5. DIFERENÇA DE MARKETING DIGITAL E MARKETING TRADICIONAL?
Existem uma variedade de cursos presenciais e online que oferecem todo o suporte necessário para aqueles que estão iniciando na área. E muitos deles são gratuitos...
5. DIFERENÇA DE MARKETING DIGITAL E MARKETING TRADICIONAL?
O marketing digital e o tradicional são diferentes quanto a sua abordagem, mas se complementam.
O foco precisa ser o cliente. SEMPRE. Então, ao desenvolver suas estrategias, pense na melhor experiência possível para o cliente, seja online ou offline.
O foco precisa ser o cliente. SEMPRE. Então, ao desenvolver suas estrategias, pense na melhor experiência possível para o cliente, seja online ou offline.
É fundamental que cada ação planejada tenha um objetivo claro.
O que você busca?
Novos prospects?
Interação com a marca?
Vendas?
Fidelização de clientes?
Quando o seu objetivo está claro, fica mais fácil desenvolver as ações necessárias para alcança-lo.
CONCLUSÃO
O que você leu aqui não pode ser encarado como verdade absoluta.
Não existe manual ou receita para o sucesso no Marketing Digital. A estratégia que vai te dar o maior resultado é aquela que for de encontro com o que o seu cliente busca.
Nos próximos artigos vou começar a compartilhar ferramentas, estratégias e ações para que você possa atrair e converter novos clientes online.
Forte abraço e conta comigo!
O que você busca?
Novos prospects?
Interação com a marca?
Vendas?
Fidelização de clientes?
Quando o seu objetivo está claro, fica mais fácil desenvolver as ações necessárias para alcança-lo.
CONCLUSÃO
O que você leu aqui não pode ser encarado como verdade absoluta.
Não existe manual ou receita para o sucesso no Marketing Digital. A estratégia que vai te dar o maior resultado é aquela que for de encontro com o que o seu cliente busca.
Nos próximos artigos vou começar a compartilhar ferramentas, estratégias e ações para que você possa atrair e converter novos clientes online.
Forte abraço e conta comigo!