A 45ª fase da Operação Lava-Jato, intitulada Abate II, faz buscas nesta quarta-feira (23/8) nos estados da Bahia, São Paulo e além do Distrito federal. São cumpridos 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador , Cotia e também no DF. De acordo com a Polícia Federal, os investigadores apuram a participação de novos interlocutores que atuaram junto a Petrobras para favorecer a contratação de empresa privada e remunerar indevidamente agentes públicos.
Com novas provas colhidas durante a investigação, a Lava-Jato encontrou indícios da participação de dois advogados em reuniões nas quais o esquema criminoso, com o pagamento de propinas a agentes da estatal, teria sido planejado. "Paralelamente teriam recebido comissões pela contratação de empresa americana pela empresa petrolífera, mediante pagamentos em contas mantidas na Suíça em nome de empresa off-shore", disse a PF em nota.
A polícia também detectou a participação de um ex-deputado federal e a assistente dele na prática dos crimes e no recebimento de pagamentos indevidos.
A operação deve ser detalhada no decorrer do dia pela Polícia Federal.
*Correio Brasiliense.
*Correio Brasiliense.