Plano Diretor foi prorrogado as "Audiência Públicas" foram transformado em "Reuniões Preparatórias".
Aconteceu no último sábado (10), a 3ª e última reunião do Plano Diretor de Cotia, não era para ser assim, mas quem assistiu às três reuniões do Plano Diretor de Cotia teve a nítida sensação de que a Prefeitura do município representada pela "mesa" opunha-se a sociedade civil, ali representada por ONG's, cidadãos comuns e membros do Conselho da Cidade.
A falta de interesse em dialogar com a população e ouvi-la era nítida e não restringiu-se a pouca divulgação do plano diretor, uma característica das três reuniões era que a mesa falava livremente e sem qualquer restrição, porém no momento dos debates cada participante tinha o tempo restrito de até 5 minutos, a título de organização e ordenamento, porém diferente do que é um debate democrático após cada fala a mesa tomava a palavra restringido, desta forma o tempo destinado aos membros do Conselho Municipal da Cidade e aos cidadãos presentes, além de tentar regular o que era assunto para o a reunião ou não, quando algum cidadão que tinha envolvimento político expunha suas reclamações, por parte do poder público municipal a exceção foi a fala do Vereador Luis Gustavo Napolitano na última reunião em que legitimou a fala dos cidadãos comuns enfatizando que "se o cidadão acha que tem que vir aqui e reclamar de alguma coisa, do posto de saúde etc, ele tem este direito democrático".
Apesar das discussões serem basicamente as mesmas o desfecho da última reunião foi inesperado, mesmo para o momento atual da cidade onde a população cotiana nitidamente está descontente, apela por serviços públicos de qualidade e não consegue ser ouvida. O prefeito da cidade, Carlão Camargo fez um discurso descontrolado, arrogante e infeliz onde falou coisas como "...quer fazer valer o seu direito? Quer ter voz e vez ? Então seja candidato, vença as eleições..." e "...se não está satisfeito com a cidade, vá embora...", pareceu um recado nítido para a população descontente com as filas dos postos de saúde, com os serviços precários das diversas secretarias e com a implantação da zona azul, de que não deve esperar melhorias nem deste governo nem dos seus partidários.
Por outro lado a declaração do prefeito de Cotia pode ser interpretado como um recado para os políticos da cidade que já se mostram em "campanha" para eleições de 2016, de qualquer forma a declaração de Carlão atingiu a população de Cotia que se revoltou nas redes sociais, logo após a declaração a população se revoltou e usou o Facebook para expor seus pontos de vistas, veja algumas abaixo:
"Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira..." O Prefeito de Cotia foi muito infeliz em solicitar que os descontentes se mudem de Cotia. A cidade de Cotia sempre foi uma terra acolhedora. Muitos povos de diversas nacionalidades e regiões brasileiras se mudaram para cá, constituíram famílias, ajudaram no progresso da Cidade.A cidade de Cotia é Nossa. Disse Alex da Força em seu Facebook.
"Os descontentes se mudem de Cotia" Sr.Prefeito" Daqui não saio, quero ver Melhorias", os descontentes tem que participar sim por melhorias e não mudar de cidade . Isso além de antidemocrático, mostra-se mais um "Prefeito Ditador". Vamos continuar participando sim e gritando com vozes altas sempre que precisar. Se não gosta de reclamações trabalhe para melhorar a gestão publica, e se não sabe melhorar nossa cidade pede pra sair então Prefeito. Disse Carlinhos Aniceto criador do blog (http://onibuscotiasp.blogspot.com.br/).
Dentre muitas declarações de populares a hastag #naovoumudardecotiavoumudarcotia foi postada por dezenas de cotianos.
Em meio a este clima de tensão o presidente da mesa que presidia os trabalhos o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano Onofre Ferreira tentou tolher o direito de manifestação de 6 pessoas que estavam inscritas para participar do debate e em meio a gritos e reclamações foi obrigado a voltar atrás e conceder 3 minutos a cada um destes 6 participantes, no momento da votação a exemplo do que já havia ocorrido em reuniões anteriores o presidente Onofre ainda arrancou riso do público após perguntar duas vezes se o público era "contra" a prorrogação de prazo para revisão do Plano Diretor, após a votação o público se levantou e a mesa se quer conseguiu fazer suas considerações finais.
Colaboração: Click em Noticia
Veja o vídeo em que mostra a declaração de Carlão Camargo na reunião pública: