Foto-Cotia net |
Uma comissão da comunidade japonesa procurou a Prefeitura com o intuito de apoiar ações de revitalização da Praça da Amizade. Desde então, iniciou-se a pesquisa sobre as possibilidades de recuperação do local.
A Secretaria de Relações Governamentais, por meio da diretoria de Articulação, Cristina Oka, conseguiu localizar o arquiteto Motoi Tsubouchi, que foi o projetista da Praça na década de 80. Ele propôs-se a estudar as possibilidades viáveis para o espaço.
Também foi discutida a localização da Praça Japonesa, pois haviam sido aventadas alternativas de transferência do monumento pela comissão que procurou a Prefeitura. Desde que aconteceu a duplicação da Rodovia Raposo Tavares, a área teve sua visitação diminuída em função do trânsito da via marginal, que oferece dificuldade para o acesso, bem como pela perda da área frontal de estacionamento de visitantes.
Na última quarta-feira (19/6), as Secretarias de Relações Governamentais e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente reuniram-se com os arquitetos Motoi Tsubouchi e Vicente Bicudo, que apresentaram layout com uma proposta preliminar de recuperação da Praça Japonesa em sua atual localização, incluindo vagas para carro e previsão de ordenação do fluxo de veículos no logradouro. A proposta será encaminhada para análise técnica.