O Eco Esportista dá nota 5 pra águas de Ibiúna:
O Cotia e Cia trás com exclusividade uma entrevista com o eco esportista da Rede Globo de Televisão Dan Robson, ele chamou a atenção nos últimos dias por participar de uma expedição que analisou as águas do Rio Sorocaba, a expedição começou em Ibiúna, a seguir Dan Robson fala sobre as águas de Ibiúna confira:Cotia e Cia: Olá Dan Robson é um prazer falar com você, a primeira pergunta se refere ao início de sua expedição, em Ibiúna qual foi o ponto mais crítico do rio?
Dan Robson: Olá, após 700 metros de navegação saindo da ponte entre a estrada vicinais ibiuna marinque o oxigenação caiu de 7,5 para, 09 veja mapa no time linear no meu facebook:
Imagem retirada do Facebook pessoal de Dan Robson |
Cotia e Cia: A vegetação em torno do rio, é possível ver a degradação da mata ciliar em Ibiúna?
Dan Robson: A mata ciliar só está preservada onde não tem residência pois as mesmas trocam a Mata ciliar por grama.
Cotia e Cia: O que a secretária de Ibiúna deveria propor, aos moradores que vivem em torno da nascente e o trajeto todo do rio?
Dan Robson: os residentes da margem da represas precisam colaborar sendo eles mesmos fiscais cobrando a preservação da mata ciliar e o despejos de esgotos e também a coleta de lixo em torno.
Cotia e Cia:Você encontrou muito lixo nas margens?
Dan Robson: Existem poucos pontos de lixo mas mesmo assim devemos recolher e não existir nenhum lixo em represas ou rios.
Cotia e Cia:Qual sua visão para os próximos 10 anos se tudo continuar como está?
Foto mostra lixo nas margens do Rio Sorocaba |
Cotia e Cia: Pelo visto o trajeto deve ter passado sobre a represa Ituparanga principal abastecedora na região, o que mais lhe chamou atenção nesta parte?
Dan Robson:As residência estão destruindo a represas pois algumas não existem mais mata ciliar e só o gramado toma conta das encostas.
Cotia e Cia: A produção agrícola as margens do rio é uma preocupação?
Dan Robson: Sim a agricultura em torno da represas é um fator fundamental de poluição pois os defensivos agrícola caem na represas aumentando a poluição.
Cotia e Cia: Casas, sítios entre outros respeitam a lei de permanecer a distância do leito, onde no mesmo deve haver a permanência da natureza?
Dan Robson: São poucos moradores que tem essa consciência cerca de 90% destroem a mata ciliar
Cotia e Cia: No trecho circuncidado pela bacia que tange Ibiúna, pode se notar a presença de proteção por partes dos moradores com a natureza?
Dan Robson:Alguns moradores tem uma consciência ambiental mas a grande maioria prefere gramado em vez de mata ciliar.
Cotia e Cia:Há exploração das águas? Se sim, como?
Foto mostra motor que polui o rio. |
Cotia e Cia: Que nota daria, para o rio na parte que corresponde a cidade de Ibiúna de 0 á 10?
Dan Robson: Nas cidades sempre precisamos ter mais cuidados eu daria nota 5.
Cotia e Cia: Sabendo que a cidade é uma estância turística, neste trajeto você acha que daria pra se aplicar o ecoturismo, seguindo assim o exemplo de Brotas SP?
Dan Robson: Com boa vontade sim mas primeiro é preciso deixar o rio limpo e a água despoluida e isenta de esgoto pois todos os pontos de positivo com relação a coliformes fecais
O Eco esportista ainda finaliza deixando uma mensagem a todos " é preciso entender que a água é fundamental para vida e que poluindo rios e represas estamos poluindo nosso próprio corpo".
A entrevista foi cedida á Gabriel Vieira (Editor do Cotia e Cia).
Fotos/Dan Robson