Gostaria que as autoridades que administram o setor de transporte público ou a empresa Danúbio Azul , Raposo Tavares, Blue Bird, Vida que é uma empresa só respondesse:
Porque é tão caro andar de ônibus em Cotia?
Porque não há um plano de interligação de linhas para todos?
Porque subir em um ônibus no município de Cotia e descer no município de Cotia o morador paga tarifa intermunicipal?
Moradores de Caucaia do Alto sofrem, pois pagam uma tarifa absurda de linha intermunicipal mesmo se locomovendo dentro de um mesmo município.
Trajeto que a linha Caucaia x Cotia faz é de 20 KM = 3,35 |
Os cotianos que moram nas regiões como Glilos, Cachoeira, Capelinha entre outros mereciam ser conhecidos como sócios da empresa Danúbio Azul. Vejamos o exemplo de uma pessoa que mora em qualquer bairro acima e tem que trabalhar nas empresas do KM 21 da Raposo Tavares.
Vamos às contas:
Entre ida e volta o morador irá gastar 15,50 ou seja se ele trabalha 21 dias (seg a sex) ele estará gastando ao final de um mês 325,00 mais de 50% de um salario mínimo, isso porque ele mora em Cotia e também trabalha no município de Cotia.
Mais um exemplo é um morador que mora na Água Espraiada e tem que ir até Caucaia (Cerca de 3 KM), paga o preço de uma tarifa intermunicipal.
Caucaia/Água Espraiada 3 KM= 3,35 |
A empresa que faz a linha Cotia x Itapecerica cobra 2,25 para sair de Cotia, atravessar Embu das Artes inteira e ir até o extremo de Itapecerica o valor da passagem é de apenas 2,25 com o detalhe do itinerário que é muito mais rápido do que as linhas municipais de Cotia, aqui fica nossos parabéns a empresa Miracatiba.
Trajeto de 25 KM e que passa por Cotia, Embu das Artes e atravessa Itapecerica=2,25 |
Outra situação é a de quem mora no Jd. Estela Mares e deseja ir para o Atalaia ou qualquer outro bairro do outro lado da cidade deverá pagar 2 conduções ou seja 4,40 para ir e 4,40 para voltar.
Outro problema muito antigo de Cotia são os horários de ônibus que em varias vezes chega a espera de 2 horas por uma condução, como podem ver não é só nos bairros afastados o problemas e sim também nos bairros centrais da cidade.
Ainda reclamam do trânsito da Raposo Tavares, facilitem o transporte coletivo e garanto que irá tirar muitos carros da Raposo, muitas vezes sai mais barato ir trabalhar de carro do que ir de ônibus em Cotia.
Bem, não sabemos o que acontece com nossas autoridades, será que nunca fizeram essa conta?
Claro que os governantes têm carros disponíveis e não andam de ônibus ou lotação pela cidade, fica aqui nosso convite para algum politico andar conosco nos horários de pico de ônibus pela cidade de Cotia.
*Artigo de Rudney Oliveira e Vanderlei Oliveira