No último sábado (12/11), a Prefeitura de Cotia promoveu a II Conferência de Políticas Culturais. Após a realização de oito pré-conferências que contou com a participação de alunos do município, a II Conferência reuniu mais de mil pessoas no Espaço Rejuvenescer.
A Conferência foi iniciada com a execução do Hino Nacional e o Hino da cidade de Cotia pelo Coral de Mulheres e pela Banda da Guarda Civil de Cotia. Com o tema “Ações e descentralizações para o desenvolvimento de políticas culturais Municipais”, o evento contou com a participação da Faculdade Mário Schenberg, Faculdade Estácio Uni Radial, Instituto Gira – Sol, Colégio Madre Iva, Escolas Estaduais Idomineu Antunes Caldeira, Sidronia, Tenente Ernesto, São Joaquim II e Pequeno Cotolengo.
“As Conferências devem acontecer de dois em dois anos para avaliação, análise e levantamento de novas metas para o plano de trabalho a ser atingido para elaboração do Plano de Trabalho, atendendo ás demandas da Prefeitura como consolidação do acordo de cooperação junto ao Sistema Nacional de Cultura”, falou o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Folha.
As palestras foram iniciadas nas escolas no dia 20 de outubro. “Os alunos do ensino fundamental e superior apresentaram propostas que foram debatidas e votadas em plenária”, contou a diretora de Cultura, Magaly de Oliveira.
O evento contou com a presença do vereador Giba, Conselho de Cultura, Ana Lenotti representando o curso da Faculdade Hoiller para melhor idade, representantes da Nuepo e Mãe Alcina representando o Instituto Gira-sol.
Durante a dinâmica, conduzida pela diretora Magaly, o conselho de cultura contou com a eleição de novos membros para o seguimento de artesanato, expressões artísticas, movimento étnico e a análise das propostas elencadas em todas as palestras, e também a elaboração de novas propostas que foram votadas uma a uma.
No decorrer da tarde, os presentes contaram com a programação o casal de dança Gaucha do CTV e os alunos do Instituto Gira-sol com a dança de coco e tambores. Também foi realizada homenagem simbólica ao senhor Israel da Folia de Reis do Jardim Barbacena, representando a Sociedade Civil no Conselho e ao Dr. Walter representando o poder Legislativo.