A Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã na terça-feira (23/8), um encontro com os professores da rede municipal de ensino, para orientar e apresentar relatos sobre a prática da inclusão nas escolas. O evento foi realizado no auditório da Secretaria, e integra as ações realizadas pela Prefeitura de Cotia na Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Após a execução do hino nacional, os alunos do CEIC (Centro Especial de Integração da Criança) fizeram apresentação musical com o tema: “Rompendo o preconceito, respeitando as diferenças”.
A secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes, destacou que o tema inclusão tem sido tratado de várias formas, e vivenciar a inclusão nas escolas faz toda a diferença. “A ajuda dentro da sala de aula tem sido mútua entre os alunos e professores com o portador de necessidades especiais. A Secretaria de Educação tem dado o suporte necessário para que as escolas apresentem estratégias pedagógicas diferenciadas e desenvolvam as habilidades dos alunos”.
O evento é continuação de uma série de encontros que o departamento de Educação Especial tem desenvolvido. Olga anunciou que todas as escolas da rede municipal estarão recebendo nos próximos dias uma cartilha e um DVD, que aborda o tema: Inclusão Social nas escolas e Bullying.
Os professores assistiram à palestra do Rodrigo Mendes, convidado pela Secretaria de Educação, que contou sobre suas experiências. “A inclusão começou a fazer parte da minha vida, quando sofri um acidente e fiquei tetraplégico. A partir daí surgiu minha paixão pelas artes e fundei o Instituto Rodrigo Mendes – uma escola de artes visuais, o objetivo era proporcionar as pessoas que enfrentam esse desafio uma oportunidade”.
Rodrigo apresentou um trabalho de pesquisa que esta sendo desenvolvido nos últimos dois anos “Através da aproximação com as escolas são observadas as estratégias desenvolvidas com os alunos de inclusão e os resultados que obtiveram”. Os professores puderam assistir com exclusividade ao documentário produzido pelo Instituto na escola que foi premiada pelo Ministério da Educação pelas práticas desenvolvidas no Acre. “Nenhum tipo de deficiência impede a aprendizagem”, finalizou.
Através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituo Rodrigo Mendes, 48 alunos de inclusão do município participam das aulas de artes visuais. Os trabalhos serão expostos no dia 1º de dezembro na Empresa Wurth, e será aberta ao público até o dia 7.
As escolas da rede municipal poderão descrever seus relatos de experiência com alunos de inclusão para colaborar com orientações e referências desenvolvidas em todo o Brasil.
Para finalizar o evento, a mãe de um aluno portador de necessidades especiais contou a sua rotina e as dificuldades que encontra para superar os desafios. Uma diretora também relatou a experiência com um aluno de inclusão nas salas de aula.
PMC